sexta-feira, 18 de novembro de 2011

PAÇO DO LUMIAR: O clima da eleição no próximo ano promete ser quente

Três transferências de título eleitoral dão os primeiros traços da eleição em Paço do Lumiar: Domingos Dutra (deputado federal pelo PT), Manoel Ribeiro (deputado estadual pelo PTB e líder do governo na Assembleia Legislativa) e Pinto da Itamaraty (deputado federal pelo PSDB) escolheram como novo domicílio eleitoral a sétima maior cidade do Maranhão.
Paço do Lumiar - MA

O clima da eleição no próximo ano promete ser quente no terceiro maior município da ilha. Com três parlamentares bem votados nas eleições de 2010 aptos a disputar a prefeitura de Paço do Lumiar, a cidade é tida como a menina dos olhos da ilha, já que tem população dez vezes menor que a capital e possui alto PIB (produto interno bruto) per capita, igual a R$ 2.497,81 por pessoa.
A atual prefeita da cidade, Bia Venâncio (PDT), enfrenta processos de improbidade administrativa enquanto gestora do município e pode não disputar as eleições no próximo ano. O processo tramita, atualmente, no Tribunal de Justiça e está sob análise dos desembargadores. Na última reunião do plenário para julgar o caso, o desembargador Marcelo Carvalho pediu vistas do caso, que ainda não tem previsão para que seja julgado.
Quanto à Câmara de Vereadores da cidade, também terá o número de participantes aumentado a partir de fevereiro de 2013. Até o fim do mandato 2009-2013, 11 vereadores comporão o Poder Legislativo daquele município, mas, com o aumento populacional constatado pelo Censo de 2010, o número subiu para 15 integrantes.
Em relação ao poder legislativo, a Câmara Municipal de Paço do Lumiar enfrenta também um período de turbulências. Um integrante da casa, o vereador Edson Arouche Júnior, ou Junior de Mojó,(PSDB) é acusado de ser um dos mandantes do assassinato do empresário da construção civil Marggion Lanyere, ocorrido no mês de outubro e teve a prisão preventiva decretada pela Justiça.  E foi alvo de uma CPI, que instaurou-se na manhã de hoje para apurar profundamente o caso, a Comissão Parlamentar de Inquérito, terá o prazo de noventa dias, prorrogável por mais noventa dias para execução dos trabalhos alí investigados,  só depois do cumprimento desses prazos se decidirá sobre a cassação do vereador, que apesar de afastado, receberá integralmente o seu salário da Câmara Luminense. 
A presença de três parlamentares interessados na disputa pela prefeitura da cidade, mostra a importância estratégica de assumir o comando de uma cidade como Paço do Lumiar não apenas por conta das eleições municipais de 2012, mas também pelo peso do eleitorado da cidade nas eleições gerais que ocorrem em 2014. No pleito do ano passado, a governadora Roseana Sarney(PMDB) apoiada pela prefeita Bia Venâncio obteve 17.471 votos na cidade, o que representa 52,36% dos votos do eleitorado luminense. Edilázio Junior(PV), estreante na Assembleia Legislativa, também apoiado por Bia Venâncio foi o candidato a deputado estadual mais votado em Paço do Lumiar recebendo 2.646 votos. Manoel Ribeiro, ficou no segundo posto, e outro pré-candidato a prefeitura da cidade, Pinto Itamaraty (PSDB) teve a segunda maior votação para deputado federal.
Com informações de O Imparcial

Um comentário:

  1. Acho q nenhum desses 3 parlamentares conhecem as reais necessidades do municipio e co ceretza estão com outro tipo de interesse,pois nunca se preocuparam de fato com o muncipio.

    ResponderExcluir

A sua participação é importante! "Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes aqui neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro ou de quem utilizou sua senha pessoal para postar as informações, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores de tais mensagens. As matérias e artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores, editores ou colaboradores. O comentário que contiver mensagens que viole o regulamento não será publicado. Neste blog não é permitido que se utilize o serviço para: instigar, ameaçar, ofender, abalar a imagem, invadir a privacidade, prejudicar outros usuários do serviço, divulgar atividades ilegais ou incitar a crime. Aqui não é permitido publicar mensagens com linguagem ofensiva, grosseira ou racista nem publicar material calunioso, abusivo ou que invada a privacidade de alguém!"