segunda-feira, 1 de abril de 2013

FLÁVIO DINO ASSITE VIA SACRA NO ANJO DA GUARDA

Flávio Dino, Edivaldo Holanda Júnior e Bira do Pindaré acompanharam o último dia de apresentação da Via Sacra do Anjo da Guarda, nesta Sexta-Feira Santa (29).  Maior espetáculo a céu aberto que retrata a Paixão de Cristo no Maranhão, o evento é organizado há 32 anos pelo Grupo Grita e mobiliza milhares de ludovicenses, que acompanham um espetáculo aberto ao público, percorrendo as principais vias do bairro.
Em entrevista, Flávio Dino elogiou o exemplo do Grupo Grita em promover a produção artística e cultural na região do Itaqui-Bacanga a partir da organização do evento girar em torno da própria comunidade.
“O grupo Grita dá um exemplo a todo o estado mostrando que é possível descentralizar as políticas culturais e mostrando a força que tem a produção popular. O grupo promove de forma integrada a organização do evento: desde a criação dos figurinos até a realização do evento. Isso desenvolve o comércio local, a cultura, a educação: de fato, integra a sociedade local,” frisou.
Coordenadora do Grita, Zezé Lisboa explicou que a intenção do grupo é estreitar a relação da comunidade com as produções culturais, estimulando a participação da comunidade nos eventos. “Esta é uma atitude política do Grita, de transformar estes espaços em lugares lúdicos. Tudo de forma coletiva,” resumiu.
Para Júlio Pinheiro, presidente do Sindicatos dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estaduais e Municipais do Maranhão (Sinproesemma), a marca maior do evento para a promoção da educação é a interdisciplinaridade promovida pela construção dos espaços de cultura. “A produção do Grita está muito ligada aos valores de humanização da educação que defendemos em todo o processo educacional,” disse.
A política de descentralização dos eventos e espaços culturais no Maranhão é, segundo Flávio Dino, urgente para o estado. “Mais de 90% das cidades maranhenses não têm sequer um espaço adequado para realização de eventos como este. Só teremos uma política cultural realmente integradora do Maranhão quando conseguirmos interiorizar espaços de produção popular de cultura,” defendeu Flávio Dino.
Homenagem
O Grupo Grita foi homenageado em 2012 com o Prêmio José Augusto Mochel, concedido pelo PCdoB para representantes das lutas de esquerda do Maranhão. Destacando a inclusão social que a promoção dos espetáculos comunitários feitos pelo grupo, o prêmio foi recebido por representantes do grupo em dezembro de 2012.
“É emocionante poder participar do maior evento a céu aberto do Maranhão, a Via Sacra, que é promovida há exatos 32 anos pelo Grupo Grita aqui, nessa região, que é umas das mais populosas de São Luís, com cerca de 300 mil pessoas; poder participar desse momento onde se lembra a morte e a ressurreição do Senhor Jesus Cristo e saber que o Senhor Jesus Cristo vive e que podemos crer no amanhã”, comentou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua participação é importante! "Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes aqui neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro ou de quem utilizou sua senha pessoal para postar as informações, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores de tais mensagens. As matérias e artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores, editores ou colaboradores. O comentário que contiver mensagens que viole o regulamento não será publicado. Neste blog não é permitido que se utilize o serviço para: instigar, ameaçar, ofender, abalar a imagem, invadir a privacidade, prejudicar outros usuários do serviço, divulgar atividades ilegais ou incitar a crime. Aqui não é permitido publicar mensagens com linguagem ofensiva, grosseira ou racista nem publicar material calunioso, abusivo ou que invada a privacidade de alguém!"