sexta-feira, 19 de abril de 2013

SÃO JOÃO DO NORDETE VAI SER DIVULGADO NO EXTERIOR, GARANTE FLÁVIO DINO

A Embratur realiza reunião com prefeituras e governos estaduais para formatar divulgação das Festas Juninas do ano que vem, que coincidem com a Copa do Mundo
No exterior, o Brasil tem, como uma de suas principais marcas culturais, o Carnaval. “A Embratur agora trabalha para que também seja reconhecido como o país do arraial”, afirma o presidente da Embratur, Flávio Dino. Ele recebe, na próxima segunda-feira (22), autoridades de 12 estados diferentes para debater a estratégia de promoção das Festas Juninas de 2014.


É que no ano que vem as festas juninas coincidirão com a realização da Copa do Mundo no Brasil. É a oportunidade para que, entre um jogo e outro de sua seleção, os estrangeiros possam conhecer a música, cultura e culinária das Festas de São João, São Pedro, Santo Antônio e, em algumas regiões, de São Marçal.
Para dar conta da diversidade de manifestações das festas juninas no Brasil, Flávio Dino convidou para a reunião dirigentes de Turismo e Cultura dos nove estados do Nordeste e suas respectivas capitais, além de representantes dos governos de Tocantins, Roraima e Amazonas e suas capitais, por conta das festas juninas fortemente arraigadas na cultura popular.
“É uma oportunidade única que essas cidades terão de promover internacionalmente suas Festas Juninas, já que coincidirão com o megaevento de maior exposição de mídia no mundo, a Copa”, afirma Dino. “Nossa meta é colocá-la no patamar de mais uma das marcas do país no exterior, como o Carnaval”.

Trabalho de prospecção
Nessa linha de ação, o presidente da Embratur já tem conversado com dirigentes de várias cidades famosas no Brasil por suas Festas Juninas. Por isso, em março, o Dino recebeu, na Embratur, a secretária municipal de Cultura de Campina Grande (PB), Marlene Alves. Juntos, ambos acertaram detalhes da press trip da Embratur que levará jornalistas da França e da Itália para conhecer o São João da cidade em junho deste ano.
“O posicionamento geográfico da Paraíba, entre Natal e Recife, duas cidades-sede da Copa do Mundo, garante uma condição privilegiada a Campina Grande na atração de estrangeiros para eventos antes, depois ou entre os jogos”, avalia o presidente da Embratur.
Este mês, Dino também foi a São Luís conversar com o presidente de Fundação Municipal de Cultura (Func), Francisco Gonçalves, sobre a possibilidade de também promover as Festas Juninas daquela capital. Em março, Flávio já havia visitado Palmas para ver uma prévia dos festejos da capital tocantinense.
“É muito bom ver o presidente da Embratur impressionado e emocionado com a apresentação das Festas Juninas de Palmas”, afirmou o prefeito de Palmas, Carlos Amastha. “Poucas pessoas sabem, mas temos um São João muito produzido e enraizado na população”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua participação é importante! "Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes aqui neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro ou de quem utilizou sua senha pessoal para postar as informações, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores de tais mensagens. As matérias e artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores, editores ou colaboradores. O comentário que contiver mensagens que viole o regulamento não será publicado. Neste blog não é permitido que se utilize o serviço para: instigar, ameaçar, ofender, abalar a imagem, invadir a privacidade, prejudicar outros usuários do serviço, divulgar atividades ilegais ou incitar a crime. Aqui não é permitido publicar mensagens com linguagem ofensiva, grosseira ou racista nem publicar material calunioso, abusivo ou que invada a privacidade de alguém!"