sábado, 25 de junho de 2011

EIKE BATISTA: EIKE GÁS, EIKE PETRÓLEO, EIKE X SERIA ELE UM X-MEN - PARTE 2

Na década de 1980, o engenheiro de mineração Eliezer Batista, então Presidente-fundador da Vale do Rio Doce, teve uma ideia genial: criar um projeto de  exploração das riquezas da província mineral dos Carajás, abrangendo áreas do Pará até o Xingú, Goiás e Maranhão. O Projeto Grande Carajás enriqueceu dezenas de burocratas de Estado, dentre eles o próprio Eliézer que mapeou a região e certamente deve ter descoberto que o Maranhão teria ainda mais potencial de riquezas do que as demais regiões. Não a toa, o filho de Eliézer, o bilionário Eike Batista, agora colhe os louros. A OGX, empresa do Grupo de Eike, infirmou ter encontrado grande quantidade de Gás natural e  Petróleo no Maranhão.  Evidentemente, a Companhia, expert usar a Bacia de do Parnaíba como moeda de expeculação financeira, não divulgou a quantidade de petróleo existente, mas declarou que é o suficiente para colocar o estado do Maranhão na rota dos grandes produtores de Petróleo do Brasil. Ou seja: Assim como o Pai, Eike Batista enriquecerá ainda mais as custas do Maranhão. E será um dos poucos, uma vez que detém o monopólio da exploração do combustível fóssil.

Eliezer e Eike Batista: a dupla dona do Gás e Petróleo Maranhense..
A felicidade de Eike com as reservas pretolíferas do Maranhão não parece ser abalada nem mesmo pelo inquérito instaurado pelo Ministério Público para apurar as condições do licenciamento ambiental que o IBAMA forneceu para a empresa OGX de Eike Batista, que detém o monopólio de perfuração marítima de petróleo e gás nos blocos BM-PAMA-13, BM-PAMA-14, BM-PAMA-15, BMPAMA- 16 e BM-PAMA-17, situados na bacia do Pará-Maranhão, numa  uma área sedimentar de aproximadamente 100.000 km². No Maranhão, os blocos BMPAMA- 16 e BM-PAMA-17 localizam-se praticamente dentro do Parque Estadual Marinho Parcel de Manuel Luís, o maior banco de corais da América do Sul, situado no município de.Cururupu. O Ministério Público Federal quer saber se a atuação da OGX pode trazer riscos ao meio ambiente e as condições de vida das populações locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua participação é importante! "Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes aqui neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro ou de quem utilizou sua senha pessoal para postar as informações, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores de tais mensagens. As matérias e artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores, editores ou colaboradores. O comentário que contiver mensagens que viole o regulamento não será publicado. Neste blog não é permitido que se utilize o serviço para: instigar, ameaçar, ofender, abalar a imagem, invadir a privacidade, prejudicar outros usuários do serviço, divulgar atividades ilegais ou incitar a crime. Aqui não é permitido publicar mensagens com linguagem ofensiva, grosseira ou racista nem publicar material calunioso, abusivo ou que invada a privacidade de alguém!"