terça-feira, 7 de junho de 2011

FOTOGRAFIA É HISTÓRIA: VIDA DE GARIMPEIRO


O garimpo no Brasil, especialmente no Pará, é meio de vida para milhares pessoas. Mas com o fechamento da grande jazida de ouro de Serra Pelada, milhares de garimpeiros viram sumir pelo ralo a idéia de enriquecer.
Como foiFoi sobre esse tema estudado a fundo na Amazônia.  Apuramos que para não voltar aos seus estados de origem de mãos vazias, uns viraram seringueiros ou peões de fazenda, outros motoristas de taxi ou vendedores ambulantes nas cidades da região. Grande parte, porém, foi tentar a sorte noutras terras. Exemplo disso é esse trio de nordestinos que transferiu a aventura para os rios de Roraima, em 1991. Mas a sorte grande que sempre esperaram nunca chegou. Ouviram dizer que em Rondônia havia mina nova. Foram para lá, sabendo que ser garimpeiro na Amazônia significa muito mais uma maneira de sobreviver que propriamente realizar o sonho de ficar ricos.  
Créditos para Orlando Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua participação é importante! "Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes aqui neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro ou de quem utilizou sua senha pessoal para postar as informações, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores de tais mensagens. As matérias e artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores, editores ou colaboradores. O comentário que contiver mensagens que viole o regulamento não será publicado. Neste blog não é permitido que se utilize o serviço para: instigar, ameaçar, ofender, abalar a imagem, invadir a privacidade, prejudicar outros usuários do serviço, divulgar atividades ilegais ou incitar a crime. Aqui não é permitido publicar mensagens com linguagem ofensiva, grosseira ou racista nem publicar material calunioso, abusivo ou que invada a privacidade de alguém!"