sexta-feira, 28 de outubro de 2011

MARANHÃO, QUATRO GOVERNADORES EM DEZ DIAS. SERIA A PEC DA BENGALA?


Roseana transferiu o poder para Washington
O Maranhão não terá  problema de representação nos próximos dez dias, por falta de governador.
Neste período, podem ser até quatro os chefes do estado.
Desde ontem, 27, a eleita para o cargo, Roseana Sarney (PMDB), está licenciada para resolução de problemas pessoais.
Em seu lugar, já assumiu o vice-governador, Washington Oliveira, que leva o PT, pela primeira vez, ao comando do Maranhão.

Arnaldo Melo deve assumir segunda-feira
Mas Washginton também deve pedir pra sair, segunda-feira, por conta de “compromissos particulares já assumidos”, parece bricadeira, mas é um fato que irá acontecer. O cara assumiu o governo do estado pela primeira vez, e vai passar para outro por conta tambem de assuntos particulares.
Ele vai pro Ceará, sua terra natal, para o aniversário de sua mãe, e "resolução de questões familiares".
Quem assume, neste caso, é o presidente da Assembléia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB), que já teria agendado um jantar no Palácio dos Leões, na condição de governador em exercício.

Jamil é o terceiro na linha de sucessão
Existe, porém, a possibilidade de o próprio Arnaldo Melo, viajar tambem, e abrir vaga para o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jamil Gedeon Neto, que ficaria pelo menos dois dias na condição de governador de estado, e assim se aposentar como ex-governador. Mais não é só essa a intenção de deixar Gedeon assumir o cargo maior do estado. No ponto de vista deste jornalista, existe alguma coisa pairando no ar, pois se eu tivesse a chance de ser governador por dez dias, porque iria para Fortaleza participar de festa de aniversário, ou até poderia ir, mais pegaria um jatinho e sairia do estado no final da tarde e retornaria na manhã seguinte.
O que pode está acontecendo, é que a governadora Roseana, não quer sancionar a PEC da bengala, que é inconstitucional, mais foi aprovada por Deputados Estaduais na Assembléia Legislativa. PEC quer dizer Proposta de Emenda Constitucional. Na Prática, afasta-se Roseana, viaja Washington Oliveira, por problemas pessoais Arnaldo Melo trambem viaja, e aí a PEC da Bengala fica para Jamil Gedeon sancionar, que de quebra pode se aposentar tambem como ex-governador. Ele não é político, é o chefe maior do Judiciário Maranhense, e não corre riscos de perder o mandato assinando uma lei incostitucional.
Só para se ter uma idéia da gravidade do caso veja o que declarou na tribuna da Assembléia  o deputado-advogado Edilásio Júnior,da bancada do governo mas que votou  contra a famigerada PEC:“Não podemos usar essa Casa para provocar Brasília por conta de interesse de A ou B. Isso é vergonhoso. Estamos rasgando a Constituição. No seu íntimo, a maioria sabe que essa matéria é inconstitucional. A Assembleia não pode legislar sobre matéria previdenciária. Mais uma vez vamos ser motivo de chacota nacional”.
Aos leitores fica a certeza que o melhor governo da vida de Roseana Sarney, só volta dia 07 de novembro,quando termina o prazo de sua urgente licença e ainda sem correr nenhum risco de ter seu mandato cassado pelo Supremo Tribunal Federal, por ter sancionado uma lei inconstitucional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua participação é importante! "Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes aqui neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro ou de quem utilizou sua senha pessoal para postar as informações, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores de tais mensagens. As matérias e artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores, editores ou colaboradores. O comentário que contiver mensagens que viole o regulamento não será publicado. Neste blog não é permitido que se utilize o serviço para: instigar, ameaçar, ofender, abalar a imagem, invadir a privacidade, prejudicar outros usuários do serviço, divulgar atividades ilegais ou incitar a crime. Aqui não é permitido publicar mensagens com linguagem ofensiva, grosseira ou racista nem publicar material calunioso, abusivo ou que invada a privacidade de alguém!"