terça-feira, 8 de novembro de 2011

DETIDOS NA USP SÓ SERÃO LIBERADOS APÓS PAGAREM FIANÇA, E RESPONDERÃO POR TRÊS CRIMES

 A Polícia Civil vai indiciar pelos crimes de dano ao patrimônio público, crime ambiental e desobediência civil os 70 detidos na manhã desta terça-feira no campus da USP. Os presos, encaminhados ao 91º DP, só serão liberados se pagarem fiança de R$ 1.050 cada um, valor que pode chegar a R$ 50 mil dependendo da avaliação socioeconômica.
“Foi tipificado dano no prédio, assim como desobediência e crime ambiental com as pichações. Encontramos no interior da reitoria câmeras [de vigilância] danificadas, além de portas arrombadas e pichações. A estrutura estava muito danificada”, disse o delgado titular da terceira delegacia da seccional oeste, Dejair Rodrigues. De acordo com o delegado, o aluno que não pagar a fiança ficará detido na carceragem do 91º DP.
Policiais mostraram sete bombas caseiras encontradas na reitoria da USP na manhã desta terça-feira (8). Eram garrafas com combustível e pavios (coquetel molotov). O material foi encontrado numa mesma sacola, numa das salas do prédio, segundo a PM (Polícia Militar
Além do inquérito de hoje, a polícia tem uma segunda investigação instaurada no último dia 26, em que apura o crime de formação de quadrilha em função de manifestantes terem depredado seis veículos das polícias civil e militar de São Paulo.
Segundo o coordenador da central de flagrantes, José Carlos Gambarine, o inquérito que apura formação de quadrilha por conta do ato do último dia 26 se baseia, principalmente, em fotos publicadas na imprensa nas quais os estudantes apareceriam danificando veículos da polícia. “Esses suspeitos ainda não foram todos identificados”, declarou, ao ser questionado se existe relação entre esse grupo e os detidos de hoje.
A reitoria da USP foi deixada com sujeira e pichações. Na paredes, havia frases de protesto como “”Ocupe a reitoria que existe em você. Aqui é um lugar de pensamento livre entendeu?”. A PM também encontrou sete bombas caseiras e seis caixas de foguetes.
Em duas das salas havia uma identificação de onde os estudantes dormiram — eram placas de “alojamento” e “dormitório”. Colchões, colchonetes e objetos pessoais, como mochilas e bolsas foram deixados para trás, dando a impressão de que os manifestantes foram surpreendidos pela polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua participação é importante! "Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes aqui neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro ou de quem utilizou sua senha pessoal para postar as informações, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores de tais mensagens. As matérias e artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores, editores ou colaboradores. O comentário que contiver mensagens que viole o regulamento não será publicado. Neste blog não é permitido que se utilize o serviço para: instigar, ameaçar, ofender, abalar a imagem, invadir a privacidade, prejudicar outros usuários do serviço, divulgar atividades ilegais ou incitar a crime. Aqui não é permitido publicar mensagens com linguagem ofensiva, grosseira ou racista nem publicar material calunioso, abusivo ou que invada a privacidade de alguém!"