quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

EIKE BATISTA DESCOBRE A MAIOR RESERVA DE GÁS NATURAL DA AMÉRICA LATINA, NO MARANHÃO

No Final de semana este jornalista que vos escreve foi convidado a ir  conhecer  uma fazenda encravada nos limites do município de Colinas e Mirador, a Fazenda Caridade do amigo Lula, localizada no município de Mirador, povoado do Laranjal, à margem do rio Alpercatas, situada a 430 km de São Luis, (a mesma distância de São Luis-Teresina). A viagem de ida transcoria normalmente, quando comecei a notar, que a partir do município de Miranda do Norte, a presença de veículos diferenciados nas BR’s que cortam aquela região do Maranhão.
O pólo central de exploração como se  vê na foto: 
Eram toyotas bandeirante cabine tripla, caminhões-guincho, retro-escavadeiras. Tratores traçados 4x4,caminhões com pranchas puxando maquinários indescritíveis, além de muitas carretas com canos de aço galvanizado das mais variadas bitolas. Enfim uma verdadeira parafernália de máquinas e motores, alem de um grande contingente de funcionários pertencentes a empresa  GEO RADAR,    prestadora de serviços e está  contratada  pela  empresa OGX do bilionário Eike Batista. O investimento inicial é de R$ 700 milhões , e somente na reserva  de gás natural de Capinzal do Norte estima-se que somente a reserva ora descoberta seja de 250 Km de extensão  e se prevê uma produção inicial de 56 trilhões de metros cúbicos, o que podemos confirmar: É muito gás...
O que mais me impressionou, foi quando saímos da BR e entramos por estradas vicinais, aí sim percebí a seriedade do mapeamento geológico e topográfico que estão desenvolvendo. Até no rio Alpercatas, primeiro afluente do rio Itapecurú, observei as marcações e sinalizações quando subia o mesmo de voadeira. Lá  na fazenda onde ficamos, também foi descoberto uma grande reserva de  gás natural, inclusive um dos colonos me relatou que um amigo dele morreu quando escavava um poço, e houve um grande vazamento de gás, lá na povoado do Laranjal.
 O X-MEN Eike Batista no que podemos deduzir hoje no Brasil, é o dono da maior reserva de GÁS NATURAL da América Latina, superando a reserva da Bolívia (Evo Morales), e que fica localizada exatamente no centro do estado do Maranhão, pois ele vem bancando toda o estudo, demarcação topográfica e levantamento planialtimétrico das áreas, alem do estudo geológico milimétrico da área onde foram descobertos  gás natural  e petróleo.
Uma coisa eu tenho certeza: Eike Batista é Filho de Eliézer Batista, um homem de histórico e caráter invejável, pode ser que consequentemente levou o filho EIKE a ter informações privilegiadas. Tudo bem isso acontece, afinal de contas quem não queria ter esses privilégios.
Eike Batista mandou esquadrinhar cada metro cúbico daquela parte do estado, partindo de Capinzal  do Norte ao sul, num raio de 600 Km, e ao norte um raio  de 120 Km.    Eike Batista esta tendo bons resultados tanto na descoberta de petróleo , quanto na descoberta de gás natural. Trata-se de  um desbravador moderno, que sabe usar as informações que tem em mãos para desenvolver novas fontes de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua participação é importante! "Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes aqui neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro ou de quem utilizou sua senha pessoal para postar as informações, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores de tais mensagens. As matérias e artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores, editores ou colaboradores. O comentário que contiver mensagens que viole o regulamento não será publicado. Neste blog não é permitido que se utilize o serviço para: instigar, ameaçar, ofender, abalar a imagem, invadir a privacidade, prejudicar outros usuários do serviço, divulgar atividades ilegais ou incitar a crime. Aqui não é permitido publicar mensagens com linguagem ofensiva, grosseira ou racista nem publicar material calunioso, abusivo ou que invada a privacidade de alguém!"