quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

A FRAGILIDADE DE UMA OPOSIÇÃO CONFUSA

Sem capilaridade política, Oposição admite cenário evasivo nas eleições que se aproximam; grupos atrelados à ideia de vitória no pleito de outubro sequer conseguem chegar a um consenso em torno de um candidato às majoritárias.


O encontro promovido pelo ex-prefeito Gilberto Arôso na última quinta feira,27/12, no Restaurante Kid's do Maiobão - Paço do Lumiar, deixou claro uma realidade que há muito vem se desenhando na cidade, por consequência do individualismo dos líderes da Oposição do município. Gilberto não poupou observações realistas quando perguntado sobre o cenário político local para outubro próximo. ’’ Está tudo confuso, solto, não se sabe quem será o candidato e nem como será’’, disse.

As afirmações lacônicas do ex-prefeito encontram o coro dos mais atentos à conjuntura sociopolítica de Paço do Lumiar para quem a perspectiva de um candidato forte(não desgastado) que concorra às eleições com a atual prefeita, a cada dia se torna uma possibilidade rara diante da desastrosa forma de se fazer oposição no município e se fundamentam. O eleitor esta confuso e a Oposição ainda mais.

Gilberto foi humilde e não ousou ser político. Era o clima das festas de fim de ano e um almoço dedicado à Imprensa local. Outra instituição que parece desassistida de subsídios noticiáveis e informativos, mas que vem tentando demarcar seu campo de atuação aqui e ali. Nomes expoentes do jornalismo de Paço, a exemplo dos colegas Chagas Freitas( Radar Luminense), Judson Carlos( Manancial Notícias), Fernando Atallaia(ANB Online), (Moreira Neto( Blog do Moreira Neto),  Ronald(Blog Giro 77), Rilton Silva(Blog UMESP) e Caula Júnior(Blog do Caula) estiveram presentes no encontro. A intenção da Imprensa certamente não seria noticiar o inoticiável, que por si só já é o óbvio: Paço do Lumiar respira os ares de um vazio proporcionado pela falta de representatividade quando o assunto é a Oposição da cidade.

A população luminense, ao longo desses exaustivos três anos de idas e voltas do seu vice-prefeito Raimundo Filho, perdeu a verve e principalmente a tranquilidade. As muitas manifestações infundadas e patrocinadas por grupos ditos oposicionistas, ligados a este ou aquele político, abonaram um descrédito que hoje se acentua em inúmeras comunidades de Paço. O esvaziamento pelo qual passa a Oposição, em sua atuação, já é visto com transparência pela grande maioria do eleitorado do município, que não enxerga legitimidade no discurso de nomes como Frank Fonseca, Inácio, Dutra e tantos outros.

Gilberto Aroso preferiu a confraternização e fez bem. Não atirou contra este ou aquele político local e vestiu-sede, sorrisos e espontaneidade para fugir da triste realidade protagonizada por aqueles que deram com os burros n’água. Falou de projetos e de um programa social para o município, mas deixou em aberto que todos podem conceber tais projetos, sinalizando assim o que a Oposição não foi capaz de conceber até aqui. Ou seja: um projeto social sério e consistente para a cidade. Diante da lacuna, as falas do ex-prefeito, despretensiosas, fortaleceram o que os interesses de certos líderes oposicionistas já não conseguem esconder. Sim, a pretensão de se chegar à prefeitura à força. Não importando inclusive o interesse público.

Por outro lado, do encontro saíram todos satisfeitos e incompletos. A Imprensa luminense sabe que tem a dura tarefa de dar visibilidade ao invisível contexto das iniciativas dos micro-grupos de Oposição e sugerir mosaicos e alternativas à população do município, uma vez que o contraponto ao Governo não existe no imaginário do habitante nativo da cidade.  Corre o risco de perder a imparcialidade decerto, mas bem longe do trabalho de divulgação, ainda assim vem estimulando o debate em torno das eleições de 2012. O ex-prefeito Gilberto foi sincero. Ele sabe que ‘bater’ em prefeituras diariamente, na maioria dos casos, é o serviço sujo daqueles que almejam a cadeira do Executivo e não as melhorias sociais. Sabe também que Paço tem PRESSA, MAS QUE NÃO CAMINHA RUMO aos ‘ideais’ da confusa Oposição. Afinal de contas, ele também já foi prefeito.

Por Fernando Atallaia

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com o jornalista, essa oposiçao não existe tá mais pra esculhambação
    lourdes maiobao av 13

    ResponderExcluir

A sua participação é importante! "Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes aqui neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro ou de quem utilizou sua senha pessoal para postar as informações, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores de tais mensagens. As matérias e artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores, editores ou colaboradores. O comentário que contiver mensagens que viole o regulamento não será publicado. Neste blog não é permitido que se utilize o serviço para: instigar, ameaçar, ofender, abalar a imagem, invadir a privacidade, prejudicar outros usuários do serviço, divulgar atividades ilegais ou incitar a crime. Aqui não é permitido publicar mensagens com linguagem ofensiva, grosseira ou racista nem publicar material calunioso, abusivo ou que invada a privacidade de alguém!"