sexta-feira, 31 de maio de 2013

CRISTIANE DAMIÃO PRESIDE AUDIÊNCIA DO COMEFC EM SÃO LUIS

AUDIÊNCIA PÚBLICA DO COMEFC NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DISCUTE IMPACTOS DA FERROVIA CARAJAS NO MARANHÃO


Prefeitos, lideranças de áreas atingidas pela ferrovia Carajás, sociedade civil e parlamentares estiveram presentes na tarde de ontem (28), no auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa. Por meio de uma audiência pública foram discutidas ações para melhoria ambiental, social e econômica dos municípios que sofrem influência da Estrada de Ferro Carajás.

O Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás (Comefc) reuniu 23 municípios que sofrem com poluição sonora, mortes somadas ao longo da ferrovia, problemas respiratórios, rachaduras nas casas (ocasionadas pela passagem do trem), entre outros. A Mineradora Vale recebeu o convite para participar da audiência, entretanto apenas encaminhou uma nota informando que não se faria presente.

Cristiane Damião, Presidenta do Comefc e prefeita do município de Bom Jesus das Selvas, explicou que" a luta não será individual, são 450 mil famílias que totalizam 1 milhão e 800 mil habitantes, representando 76% da malha ferroviária da Vale nesses 23 municípios.  Um povo que não irá desistir de participar e fazer valer um momento único e histórico no Maranhão". destacou a prefeita.

Entre as metas estabelecidas pelo consórcio estão as compensações para os municípios atingidos. A equipe do “Justiça nos Trilhos”, também esteve presente no evento e pontuaram as principais reclamações daqueles que convivem diariamente com os impactos causados ao meio ambiente e com as comunidades que apresentam um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.

O Deputado Birá do Pindaré, presidente da Comissão de Assuntos Econômicos da Casa Legislativa, propôs um plano de trabalho para que todos os direcionamentos sejam realizados pela equipe do Comefc, Assembleia Legislativa e “Justiça nos Trilhos”.

Com a meta de difundir a mensagem para todos os setores da sociedade, outras duas audiências estão agendadas para os próximos dias, na Câmara Federal e na Câmara Municipal de São Luís. Em defesa dos territórios atingidos, as ações estão sendo desenvolvidas exclusivamente em beneficio da população.

Após o auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa, permanecer lotado durante toda à tarde de ontem (28), na Audiência Pública realizada pelo Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão (Comefc), a Mineradora VALE, mais uma vez falhou em responder aos questionamentos das comunidades, sociedade civil organizada, parlamentares e gestores municipais de 23 cidades do Maranhão.

Com objetivo de desarticular as ações programadas pelo Comefc, a empresa não compareceu em nenhuma das audiências realizadas, apesar de ter sido convidada. Dando continuidade as ações do consórcio, foi agendada uma audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, no próximo dia 6, entretanto, no final da tarde de hoje (29), a VALE encaminhou um oficio a Comissão de Minas e Energia, informando que, mais uma vez, não irá comparecer e enviar representantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua participação é importante! "Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes aqui neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro ou de quem utilizou sua senha pessoal para postar as informações, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores de tais mensagens. As matérias e artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores, editores ou colaboradores. O comentário que contiver mensagens que viole o regulamento não será publicado. Neste blog não é permitido que se utilize o serviço para: instigar, ameaçar, ofender, abalar a imagem, invadir a privacidade, prejudicar outros usuários do serviço, divulgar atividades ilegais ou incitar a crime. Aqui não é permitido publicar mensagens com linguagem ofensiva, grosseira ou racista nem publicar material calunioso, abusivo ou que invada a privacidade de alguém!"