O conselho de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) condenou a Síria nesta sexta (2) por “graves e sistemáticas” violações cometidas por suas forças, incluindo execuções. O conselho disse que muitas delas podem ser consideradas crimes contra a humanidade. O fórum de 47 membros aprovou uma resolução apresentada pela União Europeia. Foram 37 Estados a favor e quatro contra, incluindo China e Rússia, e seis abstenções. O texto pediu para os "principais órgãos" da ONU analisarem um relatório da entidade que concluiu que crimes contra a humanidade foram cometidos e para que "tomassem as medidas adequadas". O embaixador da Síria na ONU em Genebra, Faysal Khabbaz Hamoui, denunciou a resolução como "politizada" e que visa "fechar as portas". Ele pediu aos países que votassem contra o texto.
ONU quer julgar autoridades da
Síria no Tribunal Penal Internacional
Síria no Tribunal Penal Internacional
A alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, sugeriu nesta sexta (2) que o governo da Síria seja julgado pelo Tribunal Penal Internacional. Isso por conta das denúncias de repressão violenta contra manifestantes no país. "O governo da Síria tem sido incapaz de proteger seus cidadãos, a comunidade internacional deve tomar medidas urgentes e eficazes para proteger o povo sírio", disse Navi. Segundo estimativas, mais de 4 mil pessoas já morreram em nove meses de embates entre manifestantes e forças policiais. Os manifestantes querem o fim da era Assad e mais liberdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A sua participação é importante! "Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes aqui neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro ou de quem utilizou sua senha pessoal para postar as informações, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores de tais mensagens. As matérias e artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores, editores ou colaboradores. O comentário que contiver mensagens que viole o regulamento não será publicado. Neste blog não é permitido que se utilize o serviço para: instigar, ameaçar, ofender, abalar a imagem, invadir a privacidade, prejudicar outros usuários do serviço, divulgar atividades ilegais ou incitar a crime. Aqui não é permitido publicar mensagens com linguagem ofensiva, grosseira ou racista nem publicar material calunioso, abusivo ou que invada a privacidade de alguém!"