domingo, 4 de novembro de 2012

CRISTINA KIRCHNER SUFOCA JORNALISTAS ARGENTINOS


O jornal El Cronista, o mais antigo e tradicional jornal de negócios de Buenos Aires, completa hoje 104 anos.  Em vez de comemorar a data com festejos e um bom bife de chorizo, preferiram seus editores estampar um vigoroso libelo contra o avanço sistemático do governo argentino sobre as liberdades civis, em particular a liberdade de imprensa. No vizinho país, nosso aliado estratégico, democracia populista de notável jaez, os jornalistas podem tudo, exceto fazer perguntas sobre temas delicados, tais como a inflação, o desemprego, a corrupção, a violência, o crescimento acelerado e vultoso do patrimônio de algumas autoridades públicas, o arrocho cambial, a falta de credibilidade do Indec (ente responsável pelas estatísticas).
Enviar por e-mail Imprimir

Torniquete argentino

Por Pedro Luiz Rodrigues
O jornal El Cronista, o mais antigo e tradicional jornal de negócios de Buenos Aires, completa hoje 104 anos. 
Em vez de comemorar a data com festejos e um bom bife de chorizo, preferiram seus editores estampar um vigoroso libelo contra o avanço sistemático do governo argentino sobre as liberdades civis, em particular a liberdade de imprensa.
No vizinho país, nosso aliado estratégico, democracia populista de notável jaez, os jornalistas podem tudo, exceto fazer perguntas sobre temas delicados, tais como a inflação, o desemprego, a corrupção, a violência, o crescimento acelerado e vultoso do patrimônio de algumas autoridades públicas, o arrocho cambial, a falta de credibilidade do Indec (ente responsável pelas estatísticas).
Em linguagem cuidadosa, o editorial do Cronista vai expondo as mazelas da administração da Presidente Cristina Kirchner: "É nossa obrigação advertir que o Governo, deixando de lado o equilíbrio e a independência que deve existir entre os poderes do Estado, prefere - qual jogador cego pela ambição e pelo desejo de ganhar a todo custo - virar o tabuleiro e ficar com todas as fichas para, assim, jogar sozinho e avançar sobre todas as posições possíveis. Ainda que sobre as quais não lhes cabe institucionalmente". 
- "O jornalismo está em risco.  Sua essência é indagar sobre os fatos, em busca da verdade. Sua função é ter um enfoque crítico. E isso incomoda os poderosos de plantão".
Ontem, o presidente do grupo Clarín, Héctor Magnetto, bateu sobre a mesma tecla. Em Montevidéo, onde esteve para receber homenagem da Associação Internacional de Radiodifusão, criticou o Governo pelas pressões indevidas que está fazendo sobre o Poder Judicário quanto à aplicação da nova lei de meios de comunicação. Para Magnetto, os governos da Argentina e da Venezuela são de viés nitidamente autoritário.
***
Já que nosso foco de hoje é a Argentina, temos uma peça para reflexão no artigo "Decálogo do Populismo", assinado por Enrique Krauze. Juro que durante toda sua leitura não consegui afastar da cabeça a imagem do ex-Presidente Lula ( a quem  devemos hoje felicitar pela magnífica notícia de que não é mais portador do câncer na laringe que o afetou por tantos meses).  Vamos ao decálogo:
1. O populismo exalta o líder carismático. (" No hay populismo sin la figura del hombre providencial que resolverá, de una buena vez y para siempre, los problemas del pueblo").
2. O populista não só usa e abusa da palavra, mas se apodera dela.  ("El populista se siente el intérprete supremo de la verdad general. Habla con el público de manera constante, atiza sus pasiones, "alumbra el camino" y hace todo ello sin limitaciones ni intermediarios"). 
3. O populismo fabrica a verdade (El gobierno "popular" interpreta la voz del pueblo, eleva esa versión al rango de verdad oficial y sueña con decretar la verdad única. Como es natural, los populistas abominan de la libertad de expresión. Confunden la crítica con la enemistad militante, por eso buscan desprestigiarla, controlarla, acallarla")
4. O populista usa de modo discricionário os recursos públicos.  ( "El erario es su patrimonio privado, que puede utilizar para enriquecerse o para embarcarse en proyectos que considere importantes o gloriosos, o para ambas cosas, sin tomar en cuenta los costos").
5) O populista distribui a riqueza, o que não é criticável em si mesmo.  ( "Pero el populista no reparte gratis: focaliza su ayuda, la cobra en obediencia").
6) O populista alenta o ódio entre as clases (" Hostigan a "los ricos" (a quienes acusan a menudo de ser "antinacionales"), pero atraen a los "empresarios patrióticos" que apoyan al régimen").
7) O populista mobiliza permanentemente os grupos sociais. ""El populismo apela, organiza, enardece a las masas. La plaza pública es un teatro donde aparece "Su Majestad El Pueblo" para demostrar su fuerza y escuchar las invectivas contra "los malos" de adentro y afuera").
8) O populismo fustiga pelo sistema do 'inimigo exterior'. ("Inmune a la crítica y alérgico a la autocrítica, necesitado de señalar chivos expiatorios para los fracasos, el régimen populista (más nacionalista que patriota) requiere desviar la atención interna hacia el adversario de afuera").
9)  O populismo tem desprezo pela ordem legal. ("Hay en la cultura política iberoamericana un apego atávico a la "ley natural" y una desconfianza de las leyes hechas por el hombre. Por eso, una vez en el poder (como Chávez), el caudillo tiende a apoderarse del Congreso e inducir la "justicia directa).
10. O populismo, mina, domina e abomina as instituições da democracia liberal. (" El populismo abomina de los límites a su poder, los considera aristocráticos, oligárquicos, contrarios a la "voluntad popular").

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua participação é importante! "Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes aqui neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro ou de quem utilizou sua senha pessoal para postar as informações, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores de tais mensagens. As matérias e artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores, editores ou colaboradores. O comentário que contiver mensagens que viole o regulamento não será publicado. Neste blog não é permitido que se utilize o serviço para: instigar, ameaçar, ofender, abalar a imagem, invadir a privacidade, prejudicar outros usuários do serviço, divulgar atividades ilegais ou incitar a crime. Aqui não é permitido publicar mensagens com linguagem ofensiva, grosseira ou racista nem publicar material calunioso, abusivo ou que invada a privacidade de alguém!"