sábado, 31 de março de 2012

ATENÇÃO MOTORISTAS - Placas refletivas em veículos serão obrigatórias a partir de 1º de abril

O uso de placas e tarjetas refletivas em carros e motos será obrigatório a partir do dia 1º de abril, em todo o país. A resolução 372 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) vale para veículos novos que forem emplacados pela primeira vez, e para usados que forem transferidos de município.
A medida deve facilitar a fiscalização e aumentar a segurança no trânsito, já que a película especial que reflete a luz favorece a visibilidade em dias chuvosos ou à noite.
O uso das placas e tarjetas refletivas será obrigatório para todos os tipos de veículos, desde que sejam novos e seu primeiro emplacamento aconteça a partir de 1° abril ou que tenham sua documentação transferida para outro Estado ou município a partir dessa mesma data.
Os motoristas flagrados com o modelo antigo, nos casos previstos pela lei, serão punidos com multa e pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por infração média, além de apreensão do veículo até a devida adequação.
Já as placas dos antigos veículos serão trocadas na renovação do emplacamento. Não haverá aumento no preço das placas e ninguém será multado por estar usando a antiga placa.
Também entrará em vigor a partir de abril a exigência do aumento da placa das motos. Segundo a resolução, a altura das placas das motocicletas passará de 13,6cm para 17cm, e o comprimento de 18,7cm para 20cm. Com isso, aumenta também o tamanho de letras e números, com exceção da cidade de origem: de 4,2cm para 5,3cm de altura – quase do tamanho das placas de automóveis.
O objetivo destas novas medidas é facilitar a visibilidade, garantindo assim mais segurança aos motoristas. Pela medida, o aumento do tamanho da placa da moto e essa película refletiva darão maior segurança no trânsito. Em dias chuvosos ou à noite, elas possibilitam uma melhor visualização da distância de um veículo em relação a outro. As placas refletivas também dificultarão a clonagem, o roubo e o furto de veículos.
A determinação, que passaria a vigorar a partir de 1º de janeiro, foi adiada para 1º de abril a fim de dar um prazo extra para os proprietários adequarem seus veículos. Atualmente, essas películas são facultativas para os veículos e obrigatórias para motos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua participação é importante! "Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes aqui neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro ou de quem utilizou sua senha pessoal para postar as informações, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores de tais mensagens. As matérias e artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores, editores ou colaboradores. O comentário que contiver mensagens que viole o regulamento não será publicado. Neste blog não é permitido que se utilize o serviço para: instigar, ameaçar, ofender, abalar a imagem, invadir a privacidade, prejudicar outros usuários do serviço, divulgar atividades ilegais ou incitar a crime. Aqui não é permitido publicar mensagens com linguagem ofensiva, grosseira ou racista nem publicar material calunioso, abusivo ou que invada a privacidade de alguém!"