domingo, 19 de agosto de 2012

EIKE BATISTA DIVULGA RESULTADOS DA OGX

A OGX, empresa de óleo e gás do Grupo EBX, anunciou hoje seus resultados referentes ao segundo trimestre de 2012. Entre os principais destaques do período está o progresso no desenvolvimento do projeto do Campo de Gavião Real, na bacia do Parnaíba, e duas novas descobertas realizadas na região. 

A OGX Maranhão, empresa formada pela OGX e pela MPX, avançou no desenvolvimento do projeto do Campo de Gavião Real, tendo perfurado até o momento 15 poços produtores, considerando os poços exploratórios OGX-22 e OGX-38 que se tornarão produtores, do total dos 16 poços do projeto.

Com boa parte dos equipamentos fabricados no Brasil e no exterior já entregues, e com as montagens civis e mecânicas bem avançadas, foi concluída a terraplanagem, estando o projeto dentro do cronograma. Atualmente, as atividades no site são: i) Montagens civis e mecânicas nos clusters, com a instalação de bases de concreto e instalação dos equipamentos; ii) lançamento e enterramento de spools; iii) subida dos tanques e posterior interligação dos poços aos manifolds; iv) lançamento dos dutos que farão a interligação entre os clusters e a Unidade de Tratamento de Gás (UTG), e terão a função de escoamento da produção de gás.

 A produção de gás natural no Campo de Gavião Real será iniciada no 4º trimestre desse ano, com o comissionamento da UTG, e das turbinas do Complexo Termelétrico Parnaíba, da MPX. A produção comercial se dará no início de 2013.

"Nossos projetos dentro do Grupo EBX estão ajudando a desenvolver uma plataforma de crescimento sólida e sustentável. Estamos dentro do prazo previsto para entregar gás à MPX até o final deste ano na Bacia do Parnaíba, com 15 poços produtores perfurados e mais a caminho", comentou Luiz Carneiro, CEO da OGX.

Novas descobertas
No segundo trimestre a Companhia perfurou e obteve sucesso em dois poços exploratórios nesta bacia. Foi concluída a perfuração do poço pioneiro Fazenda São Francisco (município de Tuntum), poço OGX-82, que confirmou o sistema petrolífero no bloco PN-T-85, com a descoberta de hidrocarbonetos com 3 metros de net pay na seção devoniana.

A empresa concluiu teste de formação no poço OGX-88 (primeiro poço de delimitação da acumulação de Bom Jesus, em Lima Campos) em 36 metros de net pay de gás na seção carbonífera, sendo aberto o intervalo de 1.273 a 1.288 metros, durante aproximadamente 30 horas de produção. Foram obtidas vazões de gás entre 170.000 m3/dia e 491.000 m3/dia, variando a abertura de choke (restrição de vazão).

Adicionalmente, observou-se baixa razão gás condensado (RGC), indicando gás seco, e demonstrando a similaridade desses resultados com os testes previamente realizados no Campo de Gavião Real. Tais resultados sustentam o futuro desenvolvimento da acumulação de Bom Jesus, permitindo a continuidade da perfuração de mais poços de delimitação nessa área.

Em 10 de agosto a Companhia iniciou a operação da quarta sonda (TUS-125), perfurando o prospecto exploratório Fazenda Santa Maria no bloco PN-T-84 (Barra do Corda). Desde o início deste ano, foram perfurados 3 novos prospectos exploratórios com sucesso, totalizando 13 poços perfurados na bacia com 77% de taxa de sucesso. Estes resultados reforçam a perspectiva do enorme potencial da região, com a descoberta de acumulações em diferentes níveis e excelente potencial produtivo comprovado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua participação é importante! "Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes aqui neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro ou de quem utilizou sua senha pessoal para postar as informações, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores de tais mensagens. As matérias e artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores, editores ou colaboradores. O comentário que contiver mensagens que viole o regulamento não será publicado. Neste blog não é permitido que se utilize o serviço para: instigar, ameaçar, ofender, abalar a imagem, invadir a privacidade, prejudicar outros usuários do serviço, divulgar atividades ilegais ou incitar a crime. Aqui não é permitido publicar mensagens com linguagem ofensiva, grosseira ou racista nem publicar material calunioso, abusivo ou que invada a privacidade de alguém!"