quarta-feira, 14 de março de 2012

PLEBISCITO PODERÁ MODIFICAR NOME DE CIDADE


Os habitantes de Curionópolis (foto), município do Sudeste paraense, poderão escolher um novo nome para a cidade, ainda este ano. A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) recebeu no último dia 6 de março um Projeto de Decreto Legislativo - de autoria do deputado Estadual Fernando Coimbra (PSD), autorizando a convocação de um plebiscito para que a população possa manifestar sua opinião sobre a mudança de nome do município para Serra Leste. O projeto foi proposto às comissões e deve ir a plenário em, no máximo, 45 dias. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA) fixou o prazo de 180 dias para a realização do plebiscito, a contar da data de publicação do Decreto Legislativo.
A atual nomenclatura de Curionópolis é alusiva ao major Sebastião Curió, que foi um destacado garimpeiro que auxiliou no desenvolvimento da cidade e foi prefeito por quase dois mandatos, sendo que no segundo, foi cassado. A cidade começou como uma pequena vila a trinta quilômetros de Serra Pelado, este povoado ficou conhecido como  Trinta onde os garimpeiros da Serra Pelada iam para lá nos finais de semana ter momentos de lazer. .Segundo avalia Coimbra, a mudança de nome poderia dar maior visibilidade ao município, tanto no cenário nacional, como no internacional. "Curionópolis tem uma das principais jazidas de ouro do Pará, com capacidade para produzir, inicialmente, 150 toneladas. Grande parte de suas riquezas fica na região de Serra Leste, onde a Vale implantou o projeto para explorar os minérios. É preciso considerar isso. Carajás é mundialmente conhecida pelo projeto, ao passo que Parauapebas, ninguém ouve falar", argumenta, enfatizando que a Vale se antecipou, batizando o projeto com o nome da Serra.
O deputado afirma que a mudança de nomenclatura pode aproximar e garantir investimentos, e, indiretamente, levar benefícios à população. "Tem ainda o anseio popular, que espera pela alteração do nome. Gostaríamos que as pessoas decidissem como querem chamar sua cidade. Não se trata de uma imposição, e sim de escolhas", assegura o parlamentar. A região de Serra Leste é um acidente do relevo geográfico, que é bastante conhecido em virtude da alta incidência de recursos naturais não renováveis. A elevação, segundo aponta o deputado, é uma referência municipal, estadual, nacional e internacional de Curionópolis. A cidade tem 2.289 km² e abriga cerca de 50 mil habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua participação é importante! "Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes aqui neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro ou de quem utilizou sua senha pessoal para postar as informações, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores de tais mensagens. As matérias e artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores, editores ou colaboradores. O comentário que contiver mensagens que viole o regulamento não será publicado. Neste blog não é permitido que se utilize o serviço para: instigar, ameaçar, ofender, abalar a imagem, invadir a privacidade, prejudicar outros usuários do serviço, divulgar atividades ilegais ou incitar a crime. Aqui não é permitido publicar mensagens com linguagem ofensiva, grosseira ou racista nem publicar material calunioso, abusivo ou que invada a privacidade de alguém!"